terça-feira, setembro 26, 2006

Gostei


do Evel Grande Escolha (T) 2003: A "eno-blogosfera" tem mostrado uma atenção especial por este vinho (aqui, ali e acolá). Da parte que me toca, é mais do isso, pois um dos primeiros vinhos que me levou a compreender que adoro tintos com algum tempo de estágio foi precisamente um velhinho "Evel GE" de uma colheita que já me esqueci.
E este 2003 está muito bom! Não é preto nem retinto (discordo assim da Blue Wine n.º 1), e a cor não é original nem especialmente tintada (a escolher uma cor seria a cereja escura). Mas é muito concentrado, logo no aroma que demonstra, ademais, grande complexidade.
Na boca sente-se de imediato a fruta madura - tem um estilo diferente dos Evel anteriores ou estarei eu a consumi-lo muito novo? - mas já se faz notar um fundo balsâmico elegante e multifacetado. Boas referências a madeira, e um final delicioso no qual se evidencia, em primeiro plano, notas a chocolate e, ao longe, a couro.
Que belo vinho! Uma referência no Douro na sua categoria. Melhor só o de... 1999. Fica o corpo mediano (aqui concordo com a BW) a teimar não fazer dele um vinho de voos (ainda) mais altos.
Entre € 13-€ 20. Bom ++ (17,5).
PS - Uma nota final para o rótulo. Se o anterior era muito clássico (mas elegante, a meu ver) já o novo rótulo (de 2001 onwards) parece uma saia torta e não me convence – é um pouco como a roupa da estilista Fátima Lopes, sensual mas descabida.

3 comentários:

Pingas no Copo disse...

Nuno, lembro-me que a minha intervenção no teu blog foi sobre o Evel Grande Escolha.
Estamos em perfeita sintonia. Um Belo Vinho. Estamos também em sintonia no que respeita ao rótulo. O antigo era muito mais interessnate, apesar de ser mais "clássico".

Provei o 2000, 2001 e 2003. Infelizmente 1999 e 1997 nunca me passou pela garganta.

Uma abração

Rui

João de Carvalho disse...

Evel Grande Escolha, é daqueles vinhos que não vira cara a uma boa e longa soneca lá no meu VINO HOTEL FIVE CORKS.
Digamos que do 1999 ainda lá tenho, o rótulo gosto muito levando-me a recordar velhos tempos, será um rótulo nostálgico ?

O preço sensato a que se vende é mais um ponto forte, ainda tive medo que com o surgimento do Granton este se viesse abaixo mas verifico que o Granton não pegou de estaca como seria de esperar...

NOG disse...

"VINO HOTEL FIVE CORKS" - LOL