terça-feira, outubro 03, 2006

Tiara (B) 2005


Um aniversário em família é mais do que um aniversário. É nestes instantes (quem gosta de festas sabe que elas passam a correr) que se deve também celebrar o vinho, pois o vinho aproxima as pessoas (alguém duvida?). Como aliás sucede com a comida que une a família. Comecemos por esta: tomates secos guarnecidos com queijo e alcaparras, vieiras (levemente) “chambreadas” com aguardente velha, e um colossal “risotti” de camarão e amêijoas. Nem me refiro às sobremesas...
Bom, mas falemos do vinho. O “Tiara (B) 2005”, uma das últimas criações de Dirk Niepoort nos vinhos brancos (neste caso, amarelo clarinho). O nariz é algo fechado mas já muito perfumado: é uma autêntica panóplia floral sem a intensidade de outros brancos. É caso para dizer que não tem motivos para ser tímido!
A primeira impressão na boca é extraordinária pois sai fora dos parâmetros dos vinhos brancos nacionais. É tudo frescura e elegância com uma perfeita articulação entre mineralidade e uma certa doçura. É um daqueles brancos que vai directo ao assunto – é o que a doutrina estrangeira diz ser “focus” – mas sem qualquer tipo de agressividade. Notas a pêssego e a líchias dominam o palato, é verdadeiramente delicioso! O objectivo, segundo o seu criador, era fazer um “Riesling sem Riesling”. Neste caso, a Codega serviu muito bem.
É, certamente, a par de um ou dois verdes, um dos vinhos brancos portugueses mais frescos e sedutores. Que o diga o aniversariante, o senhor meu pai.
A menos de € 17. Bom (16).

1 comentário:

Chapim disse...

Belo vinho!

A Neipoort sabe o que faz e nos brancos destaca-se ainda mais do panorama duriense!