quinta-feira, maio 16, 2013

Prova

Diga? (t) 2005


Prova deste tinto bairradio feito de Petit Verdot. O nome  (a interrogação sugeria-se naqueles que não conheciam a casta bordalesa) e imagem estão bem conseguidos como é habitual nos produtos da Campolargo. O vinho está maduro, refletindo o ano que foi muito quente e mesmo o carácter mais áspero e taninoso da casta parece atenuado. Fruta preta, em camadas, muito generoso na prova de nariz. Na boca, exuberante e com final quente.

A propósito, cada vez surgem mais exemplares de Petit Verdot em Portugal, em especial no Alentejo - nada contra... Sendo certo que ainda não houve um que nos justificasse plenamente a opção pelo engarrafamento a solo (estreme), também é verdade que não têm desiludido no copo. Por isso, a vertente comercial decidirá o futuro desta opção.

Voltanto ao vinho em prova, este Diga? da colheita de 2005 está bom e evoluirá um pouco mais, mas afasta-se  quer do paradigma da região (por norma com maior acidez e elegância) quer dos tintos bordaleses (que não privilegiam a casta, utilizando-a em pequeníssimas proporções). Em qualquer caso, uma curiosidade bem feita e a merecer prova. (16)

8 comentários:

Anónimo disse...

embora não como exemplar típico da casta, apreciei bastante o dona maria petit verdot. com a vantagem de custar metade do que custa este...

NOG disse...

E também já provámos um outro, julgo que do Monte da Ravasqueira. Esse Dona Maria também nos parece dos mais felizes.

NOG

Anónimo disse...

Nunca provei o da ravasqueira... mas é outro que custa acima dos 30 euros. provei, dentro dessa gama de preços, o petit verdot dos cortes de cima, de 2008... e desse gostei mesmo.

Anónimo disse...

Random thought that popped into my head because of my recent problems.


My web blog: how to approach women

Arnaud disse...

Nuno, não provei esse 2005 mas sim o 2007. Pela descrição que fizeste do 2005, o 2007 parece bem menos maduro, nada exuberante nem quente. Pelo contrário pareceu-me faltar sabor, corpo e estrutura, embora o vinho apresentasse frescura e alguma elegância. Fiquei mesmo com a mesma dúvida se valia a opção pelo engarrafamento a solo - e no caso do 2007 fiquei convencido que o blend com um vinho mais encorpado tinha dado um vinho mais interesante. De maneira geral acredito que o Petit Verdot fica melhor em lotes do que à solo. Arnaud

NOG disse...

Percebo Arnaud, por isso eu disse que o ano (2005) marcou muito o vinho. 2007 foi muito diferente como sabemos e o vinho poderá estar menos morno... para prova didática o preço acaba por ser elevado, também.

ab.,

Nuno

Anónimo disse...

I am not declaring motion ought to arrive just before conversation.
I'm stating the conversation has been going on for decades already. Decades! We've
had the conversation, we? know education is damaged, we have been just crossing our fingers and disregarding the problem hoping that the NCLB bandaid would aid and that our technology would magically discover those aspiration jobs they stored promising
us so it would all function out wonderful in the finish.
Reform is tried already, and failed. We have to maintain attempting, not talking.


my homepage :: Premature Ejaculation Herbal Remedies

Anónimo disse...

Nowhere inside the write-up will it condition this is a
new thing. It's been happening for many years on various various resources. Putting a cautionary tale on right here at the least let us individuals realize that it's a possible concern.


Also visit my web site ... dating tips for women in their 40s