terça-feira, maio 18, 2010

Provas


Bétula (B) 2008

Temos aqui um branco duriense que, tudo ponderado, vive de uma "tensão dialéctica" entre duas castas francesas de grande personalidade, sem que, contudo, o resultado dessa dialéctica seja, a nosso ver, uma grande mais-valia para o nosso país vinícola. Referimo-nos à tensão que se verifica entre o fruto maduro e de caroço típico do Viognier (sobretudo na prova de boca) e a maior exuberância tropical do Sauvignon Blanc (na prova de nariz).

Inevitavelmente, quanto mais fresco for servido e provado, melhor sai o conjunto devido à (alguma) secura e fruta viva proporcionada pela casta de Bordéus e de Loire. Pelo contrário, quando a temperatura aquece no copo, logo vem a untuosidade, tantas vezes excessiva, da casta branca de Côtes du Rhône, e o vinho ressente-se.

Um branco que precisa, a nosso ver, de uma maior acidez que permitisse um equilibro mais certeiro entre frescura e doçura da barrica. Uma vez que se apresenta com algum peso, essencialmente na prova de boca, recomendamos para dias invernosos. Em todo o caso, não deixa de ser um vinho branco enologicamente bem feito e cujo principal atributo talvez seja o seu carácter pedagógico de permitir explorar sensorialmente, de uma só assentada, duas castas muito em voga no plano internacional.

Não sendo o melhor branco no mercado, muito menos um branco apto para acompanhar peixes e mariscos grelhados (longe disso...), será certamente amigo de uma salada de carnes brancas podendo revelar aptidão gastronómica nessa combinação.

15,5


Próximas provas: Dom Cosme Reserva (T) 2006; 2 Castas (B) 2009; Alento (T) 2008; Labrador Qta Noval (T) 2007; Altas Quintas Mensagem de Trincadeira (T) 2007; Cistus Reserva (B) 2009

6 comentários:

Raul Carvalho disse...

E continue a tensao dialética...

Olha, já agora, peço que troques o link do Wine Sensations por o link do blog Vinhos da Semana

NOG disse...

Caro Raúl,

Já está!

Um ab.

NOG

Rui Pereira disse...

Conseguiste dar 15,5???

Há qualquer coisa neste vinho que não me agrada. O Francisco costuma fazer coisas muito melhores do que o Bétula representa. Alguma coisa aconteceu.

JSP disse...

Gostei muito dele quando o provei em Novembro último. Aliás, lembro-me de o encontrar marcadamente fresco, o que muito me agradou. E agora, de alguma forma, aparenta ter envelhecido anos..

João de Carvalho disse...

Provei 3 garrafas deste vinho, todas elas junto de colegas aficionados ao vinho, em nenhuma das ocasiões o vinho chegou sequer a ser aclamado de interessante.

NOG disse...

Meus caros,

O vinho não é perfeito. Parece-me algo pesado, pelo menos nesta fase. A opção pelas castas é também ela radical, mas talvez tenha esse mérito, de colocar-nos a falar sobre ele tantas vezes.

Abs. a todos,

NOG