quarta-feira, maio 12, 2010

Provas especiais


E o vencedor é...

Três grandes vinhos tintos nacionais. Os três da óptima colheita de 2001 e provenientes de duas regiões - um do Douro e dois da Estremadura (actual Região de Lisboa). Directamente de Alenquer vieram dois "pesos pesados" da região: de um lado, um produtor clássico - Quinta de Pancas - e do outro, um recém chegado ao mais elevado patamar dos vinhos nacionais - Quinta do Monte d'Oiro. Do Douro, uma das nossas marcas predilectas, um terroir de excepção - Brunheda - na expressão das suas vinhas mais velhas. Os três vinhos foram provados primeiramente a solo, e depois a acompanhar cabrito assado no forno.

Quinta de Pancas TN Special Selection (T) 2001: Nariz exuberante a indicar tudo menos que se tratava de um monocasta de Touriga Nacional. Chocolate preto, fumo de cachimbo, anis, fruta madura carnuda (ameixa) e ligeiros aromas terciários. Boca potente, larga, muito expressivo e saboroso, e acidez elevada. Um grande vinho num momento fantástico para ser provado! O claro vencedor da prova - o melhor e o mais equilibrado. Beber até 2015.
17,5

Brunheda Vinhas Velhas (T) 2001: Já faz algum tempo que é dos nossos durienses favoritos. Nariz com muita madeira de início, depois vira para especiaria vária e fruta muito madura, quase quase em sobrematuração. Amora e chocolate. Boca em perfeita forma, começa por surpreender pela frescura (pois o nariz é muito mais maduro), e termina redonda e láctea - é uma tentação! Uma bomba de fruta no melhor dos sentidos possíveis e que irá ainda evoluir. Beber até 2015.
17

Quinta do Monte d'Oiro Reserva (T) 2001: O menos concentrado na cor, e também o mais evoluído. Nariz com referências terciárias já evidentes, couro, cogumelos, e fundo de armário. Depois, fruta encarnada fresca como a framboesa e a groselha. Na boca, foi o menos potente e encorpado dos três, mas manteve-se elegante e brioso e foi o mais gastronómico quando obrigado a emparelhar com um prato de carne. Na boca ainda revelou ainda fruta encarnada, ligeira nota apimentada muito agradável, e só o final pecou por não ser mais longo. Beber até 2012.
16,5
***

Sem comentários: