terça-feira, julho 23, 2013

Prova especial



Barros 100 anos


Foi uma prova imponente! Impecavelmente organizada no restaurante de um novo hotel ao Largo do Carmos (Lisboa). De uma assentada, todos os melhores Porto Colheita da Barros do século passado. Todos muito bons, e alguns memoráveis mesmo. Denominada pelo Grupo Sogevinus como «Prova do Talento Português» foi efectivamente um evento em que ficou, mais uma vez, demonstrado que o nosso país, e os nossos enólogos, fazem alguns dos melhores vinhos generosos do planeta.

Todos muito bons, como se disse (e, de resto, como seria de esperar, dado que a Barros é uma das maiores especialistas no estilo Colheita), mas com destaque, ainda assim, para o incrível Colheita de 1944 (um exemplo de um Porto Colheita, compacto e preciso mais ligeiramente austero no estilo) e, no patamar logo a seguir, o Colheita de 1960 (explosivo e muito sedutor) e o esmagador Colheita de 1935 (todo em concentração como é normal para um vinho envelhecido oitenta anos em cascos de madeira).

Também se provou, e aprovou, a Edição Especial 100º Aniversário da Barros, vertida de uma garrafa muito bonita e moderna, que será vendida a um preço que, não sendo propriamente acessível, é quase modesto ao lado dos Colheitas acima referidos.



Sem comentários: