segunda-feira, outubro 04, 2010

Surpresa

Senhor d' Adraga (B) 2009

Quem diria que lado a lado a uma das mais ventosas e frias praias do concelho de Sintra fosse possível produzir vinho? Quem diria que esses dois vinhos - pois que os há um branco e um tinto - não resultariam das vinhas tradicionalmente plantadas em Colares ou nas Azenhas do Mar, mas antes em Almoçageme, território perigosamente próximo do Cabo da Roca, em plena falda noroeste da Serra de Sintra? E quem diria que esses mesmos vinhos seriam vinhos de lote com castas tão diferentes e pouco usuais na região como o Alvarinho, o Chardonnay, ou mesmo Riesling e Semillon e que, ademais, proporcionariam uma prova muito, mas mesmo muito, positiva?  Muito poucos, certamente.

Do projecto Senhor d' Adraga, hoje falamos do branco. Um branco interessantíssimo dada a sua vertente original, pouco frutada (apenas caroço), ligeiramente oxidada até, muito gastronómico e complexo. Não é vinho para enófilos menos experientes ou consumidores mais vocacionados para brancos untuosos; não, neste branco Regional de Lisboa não existem vaidades exacerbadas nem "saladas de frutas". Ao invés, mostra-se fresco, austero apesar de ser ligeiramente cremoso ao entrar na boca, com enorme acidez e final refrescante. Com 12% vol., de inesgotável limpidez, é um vinho que pede comida, peixe de preferência (por exemplo, num dos muitos restaurantes e marisqueiras na costa entre Cascais e Ericeira).

Uma surpresa, realmente! Uma óptima surpresa, a menos de €10. Faz justiça ao nome que emprega, pois está mesmo um Senhor, e é da Praia da Adraga.

16,5

Sem comentários: