segunda-feira, novembro 28, 2005

Quinta do Além Tanha (T) 2001


Uma bela feijoada e um “Quinta do Além Tanha” (T) 2001 = combinação perfeita.
A feijoada, repleta de carnes e enchidos, com o feijão muito bem cozido mas não esmagado (tendo acompanhado ainda com um pouco de arroz branco, como se faz em Braga).
O vinho, um espanto. Trata-se de um lançamento de mais um belo vinho duriense, desta feita pelo produtor Nuno Matos numa quinta localizada na região do Cima Corgo.
A partir de uvas velhas, de várias castas como manda a tradição do Douro (eg., Tinta Amarela, T. Roriz, T. Barroca, T. Franca, entre outras) o vinho apresentou-se muito forte no nariz, com grande vigor, como que a querer provar ser ainda muito novo.
No copo, com uma cor vermelha garrida escurecida, foram os frutos vermelhos muito maduros que sobressairam num primeiro momento, impondo-se totalmente à madeira (que não se nota mesmo). Depois, já no final persistente, surgem notas minerais e até florais (notas verdes), atribuindo ao vinho um caracter não excessivamente pesado.
Com 14.º, muitos anos pela frente, e a menos € 15 (o preço estou certo que vai subir) estamos perante um achado. Não digam que eu não avisei.