domingo, julho 09, 2006

3 vinhos no dia mais quente do ano... "so far"

Foi talvez o dia mais quente do ano nos campos em torno de Vila Viçosa. Os 39º impunham-se a todos os que se preparavam para almoçar no resguardo do alpendre. Fomos à garrafeira com o dono da casa e decidimos tudo num ápice. Primeiro um branco de Évora, depois um ribera espanhol a abrir cominho para um final com um alentejano de meia idade. O resultado... vejam:

  • Pêra Manca (B) 2002: Amarelo concentrado na cor - quase âmbar - muita evolução. Notas secas num nariz tremido. Corpo pesado, largo, muita estrutura. Na boca é gordo mas não convence: sobressaem as notas de resina, pó talco, e muita caruma. A fruta é que quase não se nota, não fosse alguma pêra no final. Falta-lhe garra, frescura. É um estilo muito próprio... mas não o meu. Suficiente (13,5).
  • Alion Reserva Tinto Fino (T) 1995: Notas de evolução na cor violeta e no corpo de mediana robustez. Algum resíduo no fundo da botelha. No nariz tudo muito intenso, bouquet vinioso, carregado, fruto preto, de início alguma resina, mas tudo muito elegante. Na boca foi uma bomba de dispersão: primeiro fruta, depois chocolate, depois moka, depois ainda notas “doce-amargas”... e azeitona preta. Taninos finos e de grande qualidade. Bom ++ (18).
  • Esporão Reserva (T) 1997: Já tínhamos apreciado o “garrafeira 1997” – mais fino, com menos evolução – mas este “reserva” não ficou muito atrás. Prova inequívoca da variável longevidade dos vinhos do Alentejo, é um néctar de nariz intenso e possante. De cor rubi muito escuro, mostra na boca surpreendentes notas florais (como se Touriga se tratasse, mas deve ser a Trincadeira), encobertas, aqui e ali, por algum tabaco e alcatrão. Excelente complexidade e final irresistível. Bom + (17).

7 comentários:

Copo de 3 disse...

Epa eu conheço Vila Viçosa, não fosse ela a minha terra.
Para a próxima diz qualquer coisa.

Nuno de Oliveira Garcia disse...

Bem sei... e que bela Vila Viçosa! Mas foi apenas um "raide" e ficámos breves horas num monte fora da cidade.
Quando ficar por lá mais do que meio dia, é claro que digo qq coisa.

1 Abraço,

NOG

(Saca)

joaoRedrose disse...

Acho que nunca bebi o Allion '95. A julgar pela tua np estava mesmo kool.
É o último feito pelo Mariano García pués en la vendimia del '96 ya no estaba en Vega Sicilia.
Do que conheço é um vinho muito interessante, assim como todo o conceito que o Mariano criou, da vinha à garrafa.

Copo de 3 disse...

E o Alion 94 cudadin cuidadin...

Anónimo disse...

Wonderful and informative web site. I used information from that site its great. Computer cases buy How to buy area rugs san francisco web promotion company Lexus car repair java mp3 player for s65 1962 chevrolet badge Concord watch bands Hp color printer evaluation xanax Seroxat versus fluoxetine history of the hummer Certification cisco spokane dsl Acura wilmington de http://www.hair-loss-treatment-2.info

Anónimo disse...

That's a great story. Waiting for more. video editing schools

Anónimo disse...

Very nice site! »