segunda-feira, abril 28, 2008

*
A certeza do engano
*
Antes foi o Syrah da casa Ermelinda Freitas, agora o Herdade das Barras. Ambos premiados em concursos. O primeiro nunca o provámos. O segundo sim, num painel com 16 tintos e ficou muito bem posicionado. Contudo, em ambos os casos, a mesma certeza – se há notícias que fazem vinhos "de um dia para o outro" (é o caso da especulação medíocre a que se assistiu nas últimas semanas), há notícias que desfazem vinhos com a mesma rapidez (já se sabe, a exigência sobe e a qualidade não). Nós, se alguma vez nos apetecer um dos referidos vinhos num restaurante, teremos certamente de perguntar três, não pelo menos quatro vezes, o seu preço para saber se nos estão a enganar, e qual o quilate do engano. E a certeza desse facto (ou seja, a certeza do engano), por mais ténue e breve, é muito desagradável!
*

2 comentários:

Pedro Sousa P.T. disse...

Sim é verdade. Ainda no último programa A Hora do Baco, a "SrªFreitas" afirmou que já estavam a ser comercializadas caixas deste vinho a 600€. Incrível, não é? Sim, porque ainda à pouco tempo encontravam-se todos os monocastas desta casa no Jumbo a 8,50€.
Já agora porque não fazer uma mega campanha de markting pelo Syrah da Adega de Pegões, que é já ali ao lado, e as garrafas são bem parecidas? :) Se calhar os Administradores da Adega de Pegões, ainda não se lembraram desta...
Um Abraço

NOG disse...

De facto, as garrafas são muito parecidas (demais até para vinhos da mesma região).

O problema é que quando se fala de um vinho, só se fala nesse vinho e não de outros da mesma região, do mesmo produtor, da mesma casta, enfim... O que é dramático e leva a que os produtores obriguem a compra de outros vinhos para se poder comprar o premiado (eg., só se venda 10 caixas de Syrah a quem comprar 5 de touriga e 5 de Quinta Mimosa).

Nuno