terça-feira, setembro 04, 2007



Vértice Grande Reserva (Esp.) Bruto 1992

A tradição (e as regras) dizem que espumante é para beber pouco depois do seu engarrafamento. Mas, bem vistas as coisas, estas duas garrafas sempre fugiram à tradição, tanto mais que foi por iniciativa do produtor que foram leiloadas (para fins humanitários) faz cerca de ano e meio. No dia seguinte ao do leilão abrimos uma dessas garrafas (nosso texto de então aqui). Gostámos tanto que resolvemos arriscar e fazer uma loucura: dar-lhe mais um ano de garrafa a juntar aos quase 13 que, então, já levava.
Acabou por sair bem a "brincadeira" e o vinho manteve as mesmas características da prova do ano transacto, talvez até com mais força (sorte com a garrafa!). Cor carregada, assim como os aromas a tosta (perto dos torrados). Corpo muito elegante, agulha positiva, e um final muito longo. A evolução não lhe fez mossa e estava um belíssimo vinho para acompanhar um prato delicado como uma entrada a partir de vieiras.
Obrigado ao Celso pela sugestão.

PS: Claro que a vista maravilhosa da Costa do Castelo (Lisboa) ajudou ao deleite.


*
Próximos textos: Duas Quintas celebração (T) s/data; Vila Santa (T) 2004; Sierra Cantabria Gran Reserva (T) 1996; Mirto (T) 2002; Geol (T) 2003; Churchill LBV (P) 2000; FNG Reserva (T) 2001

5 comentários:

Anónimo disse...

Com tanta loucura a nota final ficou esquecida ou foi devido à vista da Costa do Castelo ?

Anónimo disse...

Boa tarde,Cibernautas do Saca a Rolha,



Batista Export ( www.batistaexport.com ) , somos uma empresa que se dedica a auxiliar exportações de Vinho Nacional para o mercado global.

Ao longo dos últimos meses temos trabalhado em parcerias internacionais, com produtores, importadores, quintas, e surgiu a oportunidade de criar o nosso Clube de vinho : Winepolio Club.

Após selecção cuidada, temos o prazer de o convidar a participar activamente numa experiência de luxo, que lhe proporcionará provar e coleccionar os melhores vinhos nacionais.

Para isso, só precisa de responder a este e-mail afirmativamente, o nosso Clube entrará novamente em contacto consigo, para finalizar a sua inscrição.



O que o Winepolio Club lhe propõe :



- Cartão de filiação.

- Username e password de acesso à nossa área Winepolio Club.

- Newsletter semanal do que vai acontecendo por esse mundo fora no mundo dos vinhos.

- Resultados de prémios internacionais.

- Convites para eventos e feiras internacionais onde Batista Export estará representado.

- Descontos reservados aos associados dos nossos produtos.

- Distinção de provas de vinhos internacionais com vista à introdução desses produtos no mercado nacional.

- Oferta mensal de uma garrafa 0.75 l de vinho distinto.



O que o Winepolio Club lhe pede :



- dados pessoais para inscrição com morada actualizada.

- 25 € ( + Iva ) de mensalidade.





As grandes vantagens desta experiência, é de facto a oportunidade de adquirir sem sair de casa vinhos nacionais a baixo custo, pois dispomos de preços de exportação, a mensalidade cobrada permite cobrir o custo da garrafa de oferta, mais tarifas de transporte. Até 30 de Setembro não será cobrada Jóia de inscrição.



Espero que este e-mail tenha sido esclarecedor, de qualquer forma e para qualquer esclarecimento adicional não hesite em nos contactar.

João de Carvalho disse...

II Encontro de Eno-Blogs
Caros amigos, penso que está na altura indicada para começar a pensar no II Encontro de Eno-Blogs.
Porque estas iniciativas fazem falta, porque nós precisamos e gostamos delas, e acima de tudo porque é sempre bom juntar amigos à volta do vinho.
Como ainda muita gente está a chegar de férias e a actividade anda um pouco em baixo, nada como animar com um novo encontro, sendo sempre de manter a prova seguida de jantar.

Gostaria de deixar a discussão em aberto, acrescentando apenas que muito me agradou a forma como decorreu o primeiro. A meu ver alguns pequenos detalhes podem ser melhorados, mas fica lançada a ideia.

A minha proposta seria finais de Outubro, que têm a dizer ?

http://copod3.blogspot.com/2007/09/ii-encontro-de-eno-blogs.html

Anónimo disse...

Boa pinga e boa foto. Pois é, e a nota?

NOG disse...

Meus caros,

Não indiquei nota pois o vinho já tinha muita idade e é difícil atribuir uma nota na mesma escala de vinhos com 2 ou 3 anos. Em todo o caso, tinha tanta "pattine" que nunca ficaria com uma nota inferior a 17.

Abraços,

Nuno