domingo, março 04, 2007

Amália Garcia (T) 2006


Às vezes deparamo-nos com vinhos assim... Diferentes, absolutamente impressionantes, vinhos para os quais os nossos sentidos não estão sequer preparados. É o caso deste Amália Garcia (T) 2006, provado em amostra de casco numa apresentação no restaurante e garrafeira "O Ganhão".

É um alicante bouschet 100%, sem qualquer estágio em madeira e com uns brutais 17,5º de graduação! O que dizer? Que é um monstro... no copo revela-se opaco, quase preto com auréola violácea e azul. Agita-se a mão, roda-se o copo, e um bloco compacto mexe-se de forma lenta e precisa - é incrível a estrutura deste vinho! O nariz está um pouco fechado, com fruta muito madura é certo, mas ainda tímido, com o "mundo a seus pés". A boca está viva, o álcool dá-lhe estrutura e muita frescura. Como é de esperar, por enquanto não existem aromas nem sabores secundários, é tudo um alicante muito maduro, daqueles que só o Alentejo pode proporcionar. Fruta, café moído, um pouco de menta e um enorme mar de paladares balsâmicos intensos com verniz e cera. Final pungente e longo.
É um tinto muito interessante, com a curiosidade da ausência de madeira, é um vinho com uma personalidade que não lhe advém apenas do elevado grau de álcool. O produtor Francisco Garcia (o vinho é uma homenagem à sr.ª sua mãe) vai engarrafar o vinho no próximo dia 15 de Março de 2007. Serão poucos milhares de garrafas a um preço esperado de cerca de 50 € cada. Agarre-o se puder!

17,5

5 comentários:

Chapim disse...

Imagino o potencial deste vinho...
Um alicante puro e duro super abusivo... É preciso é ter cuidado para não queimar as papilas..

Boas provas!

NOG disse...

Amigo Chapim,

Se os americanos o descobrem apelidam logo de "super-alicante" ou coisa parecida. É um vinhão!

N.

Paulo Pacheco disse...

ehehe também já tive o prazer de o provar. na altura ainda não se sabia qual o seu destino.
Mas....
ainda há mais!

Sabes o seu destino?

Vitor Cabral disse...

Caros amigos,
Tenho algumas garrafas deste vinho para vender. Alguém está interessado?

Obrigado

Wine Excellence disse...

Estou interessado.
967444011