quinta-feira, setembro 27, 2007


Apontamentos...

3 vinhos tintos muito interessantes com os quais nos cruzámos recentemente em prova cega.
A saber:
Conceito (T) 2005 (s/ rótulo): intenso, ainda jovem, muita força bruta, vamos ver como evolui;
Quinta da Levandeira do Roncão Grande Escolha (T) 2003 – perfil clássico do Douro, perfumado e gastronómico (boa aposta se o preço for honesto);
Quinta do Lubazim (T) 2005 - curioso, interessante, um pouco fechado ainda, se melhorar em garrafa será um caso sério.

6 comentários:

João de Carvalho disse...

E qual o preço destas preciosidades ? Onde se podem comprar ?
Qual a nota de cada vinho ?
Os vinhos são assim tão maus que não merecem nota de prova mais detalhada ?

Anónimo disse...

Caro Sr.

Também gostaria de saber os preços dos vinhos. É possível?

Alberto

Anónimo disse...

Saca-a-rolha:

Onde posso encontrar esses vinhos?
São todos do douro?

Tu ultimamente andas um pouco desleixado... Não dizes a região sequer, e já quase nem falas dos vinhos...

"Quinta do Lubazim (T) 2005 - curioso, interessante, um pouco fechado ainda, se melhorar em garrafa será um caso sério."

Sim e então?
Isto não dá nenhuma informação ao leitor!!

NOG disse...

Meus caros,

Existem, neste blog, tipos diferentes de textos. Uns são, necessariamente, mais completos que outros. Não custa compreender que "apontamentos" e "dicas" consubstanciem textos mais leves e curtos do que a média. Na verdade, o que interessa (para o Autor) nestes breves textos é indicar vinhos que despertaram interesse (quase sempre em provas cegas), independentemente da região ou do preço.

Mais, hoje em dia escrever um preço - sobretudo em vinhos que não chegaram ainda a todas as lojas - é muito arriscado, como compreenderão.

Em todo o caso: o "Conceito" custará certamente mais de 20€ e o "Quinta do Lubazim" menos de 15€. O Quinta da Levandeia não faço ideia.

Abraços,

Nuno Oliveira Garcia

Anónimo disse...

FICHA TÉCNICA


Vinho: Quinta de Lubazim 2005 (RESERVA)

Denominação: Douro – VQPRD

Casta (s): o vinho conta com 50% a 55% de Touriga Nacional, 10% de Tinta Roriz e 15% de Touriga Franca 25% das vinhas velhas da Quinta (30 a 100 anos).

História/Origem: D. João I agraciou João Gomes com o Senhorio de Lubazim, no Alto Douro, pelos seus feitos na batalha de Aljubarrota em 1385; uma sua filha veio a casar com Gonçalo Vaz de Castro, neto do Meirinho-Mor de El-Rei. A Quinta de Lubazim manteve-se como pertença dos Castros até hoje (23 gerações). As uvas que deram origem a este vinho, são provenientes desta Quinta, a qual possui diferentes exposições, sul, nascente e poente.

Vinificação: as uvas são vindimadas à mão, para caixas de 25 quilos no seu ponto ideal de maturação; pretendendo-se que apresentem uma maturação pujante, conduzindo a maiores concentrações aromáticas e polifenólicas. Após suave esmagamento e desengace total, as uvas são fermentadas em cubas, pretendendo-se que os constituintes de qualidade presentes nas películas das uvas bem maduras, passassem suavemente para o vinho.

Estágio: após a fermentação maloláctica o vinho estagiou em barricas novas de carvalho francês de 400 litros, durante aproximadamente 11 meses.

Notas de Prova: cor púrpura e com boa profundidade, aromas muito complexos e distintos onde predominam o carácter frutado e floral com notas muito frescas, a madeira aparece muito discreta e bem integrada no vinho. Na boca mostra fruta, complexidade e uma bela estrutura, com taninos de grande nível que lhe conferem um longo final de boca. Esta combinação equilibrada de poder e elegância contribui certamente para o seu potencial de envelhecimento, pelo que o vinho beneficiará com alguns anos em garrafa.

Elementos Analíticos:

Álcool (%vol)• 13,78 %
Acidez Total (g/l Ácido Tartárico) 5,0
Acidez Volátil Corrigida (Ácido Acético) 0,58
pH 3,68

Enólogo: João Brito e Cunha

Relações públicas: dra. catarina pizarro de castro

Anónimo disse...

Onde comprar o quinta de lubazim:
Club Gourmet, El Corte Inglês,
VNGaia e lisboa, Vinodivino, lapa, terreiro do paço, Viniportugal, www.Scorpio.pt, no centro do país