domingo, janeiro 14, 2007

Fonte das Moças (T) 2003


João Melícias já nos habituou a óptimos vinhos. Lembro-me, de repente, de uma mão cheia de grandes tintos alentejanos (de Montemor a Cuba) feito pelo "Enólogo do Ano 2005 (RV)". Agora dá-nos o prazer de provar um projecto mais pessoal, concretizado pela sociedade "Agro Vitis" na Estremadura (Torres Vedras).
Mostra-se novo na cor, cereja escura tintada, mas o que sobressai de imediato é o nariz... que "bouquet" explosivo: fruta confitada, ameixa preta e amora, bombom de chocolate, fundo lácteo, tudo muito internacional. Na boca, a combinação do aragonês (30%) e da syrah (20%) domina num estilo impositivo, com fruta muito marcada a pedir mais uns meses de garrafa. Por seu lado, a touriga nacional (50%) parece dar-lhe um futuro radioso com taninos rijos. Final de grande intensidade. É de gritar: modernidade na Estremadura!
Com um preço quase imbatível, tudo tem para ser um sucesso de vendas, excepto o facto do mercado não estar virado para sucessos de venda e a produção ser limitada a menos de 7.000 botelhas. É pena. Não é fácil encontrá-lo, mas o preço não deverá ascender uns simpáticos € 6. 16

5 comentários:

Anónimo disse...

¡Qué gran consejo y qué buena pinta tiene este vino! ¡Y a qué precio! Miraré si llega a Barcelona!
Saludos cordiales,
Joan

Chapim disse...

Caro Nuno,
parece-me uma excelente proposta. Onde o poderei encontrar? Alguma Dica?

Boas provas!

NOG disse...

Amigo Joan,

Que gusto tieno verte en "Saca"! Lo vino es precioso pero no creo que llega a Barcelona.

Saludos cordiales,

Nuno

NOG disse...

Chapim,

Gostei muito da nossa conversa no jantar, que foi belíssimo.

Este "Fonte das Moças (T) 2003" não é fácil de se encontrar... só o vejo na restauração e mesmo aí só em restaurantes com garrafeira exigente ("O Ganhão" nas Portas de Benfica, "O Lagar" no Bombarral).

Porém, assim que eu conheça onde se compra dou uma apitadela.

N.

PS - E existe um Reserva 2003 deste Fonte das Moças...

Anónimo disse...

Venha provar gratuitamente o Fonte das Moças 2006 tinto na próxima quinta-feira 12/02/09 a partir das 17h30 até as 20h00 na prova mensal da garrafeira Adivinho em Lisboa (www.adivinho.com)!