São muitos os leitores que nos pedem referências de vinhos com preço inferior a € 5. Este é um segmento muito importante para os consumidores e produtores portugueses. Aqueles porque bebem vinho regularmente e o dinheiro não estica. Estes porque sem vendas em grande escala é difícil manter-se em actividade. Mas é um segmento onde a decisão do que comprar não é fácil. Se é verdade que hoje existem bons vinhos abaixo daquele preço, também é verdade que é nessa gama onde vinhos menos interessantes se multiplicam.
A pedido de alguns leitores, aproveitamos o catálogo da feira dos vinhos do “Carrefour” para deixar dez referências. Todas a menos de € 5.
Tintos:
- Terras do Pó (T) 2005 (ver opinião aqui)
- Rapariga da Quinta (T) 2004
- Evel (T) 2003
- Quinta dos Aciprestes (T) 2003
- Sá de Baixo (T) 2003
Brancos:
- Quinta de Azevedo (B) 2005
- Catarina (B) 2005
- Caves Velhas Arinto (B) 2004
- DFJ Alvarinho & Chardonnay (B) 2004
- Quinta do Cidrô Reserva Chardonnay (B) 2003 (ver opinião aqui)
11 comentários:
Muy buena iniciativa, Nuno. La auténtica calidad no tiene por qué estar reñida con un precio bajo, pero para eso, hace falta la orientación de quienes sabéis elegir lo bueno entre lo barato. Pena que todo esto no llegue a Barcelona: el otro día estuve buscando en Vila Viniteca (una de las mejores tiendas de Barcelona) para poder comprar un vino portugués del que hablar, y daba pena la selección que tenían.
Saludos cordiales!
Joan
Alguns rótulos deveriam ser copilados em livros. E deveriam existir catalogos com alguns nomes de vinhos: Rapariga da Quinta...é quase nome de poema.
Abraço
Joan,
Temos de fazer uma iniciativa Ibérica para poderes "catares" belos vinhos portugueses!
Saludos!
Suzi,
E que tal "Fonte das Moças" ou "Monte Belo?
N.
A lista parece-me boa, mas existem mais alguns que acho essencial referir! São eles (e também a menos de cinco euros): Quinta dos Grilos 2004, Dona Ermelinda 2004, Encostas de Estremoz T.Nacional 2003 ou Valle Pradinhos 2005. A vantagem destes é apresentarem um pouco mais de complexidade em relação aos de 2005, demasiados óbvios (fruta directa) a meu ver.
Caro anónimo,
Muito obrigado pelas suas sugestões.
NOG
Adega de Pegões Colheita seleccionada de 2005 (branco) tb é uma excelente opção.
Um nadinha acima dos 5 euros tb tem um tinto, o Quinta do Vallado 2004 (Douro)
Tem os vinhos da Quinta da Alorna (Ribatejo), brancos, tintos e rosés... que se distinguem tb bastante neste patamar abaixo dos 5 euros.
Muralhas de Monção 2005 (Alvarinho)
(estou a pôr conforme me lembro) :D
Marquês de Borba 2005 (B)
:D
Carla,
Obrigado pelo seu comentário. Agradeço as sugestões. Também entendo que os vinhos a que se referiu são, sem dúvida, boas compras.
Este post aproveitou a feira do Carrefour e já não sei se o "Pegões Col. Sel." e o "Marquês de Borba" estavam lá para venda. Por isso não os incluí. Mas o seu comentário completa a lista, e por isso, obrigado novamente.
NOG
Enviar um comentário