segunda-feira, agosto 06, 2007


Rótulo "Luz" (B) 2006

São apenas 2500 garrafas desta novidade Luz (o nome oficial é "Rótulo" por questões legais), de Dirk Niepoort em parceria com Pedro Abrunhosa.

Sabe-se pouco da contribuição do conhecido cantor do Porto; se o vinho foi "afinado" ao seu gosto, ou se apenas lhe "deu" o nome. Isso também pouco interessa. Mais interessante é o rótulo de ambos os vinhos (o branco é "Luz", o tinto é "Sombra") que apresenta uma imagem de uma lâmpada de baixo consumo a fazer lembrar campanhas pró-ambientais. Para o lote do branco, segundo se diz, foi desviado um lote do "Redoma Reserva" e, por isso, não é de admirar a qualidade apresentada. O preço, apesar das poucas garrafas disponíveis, deve ser inferior ao do "Redoma Reserva" (o que o torna um bela compra).

E… de facto tudo nos remete para o branco topo de gama de Niepoort, ou seja, tudo nos lembra um Redoma Reserva. O nariz fresquíssimo, genuinamente "verde" nas referências a fruto (não há geleias ou "coisas que o valhe", antes espargos), toque mineral cuidado e madeira no ponto. Curiosamente, sente-se mais a madeira comparado com os Redomas Reservas: será porque está a ser comercializado mais cedo? Será a preferência de Pedro Abrunhosa? Não sabemos. Mas não é essa maior untuosidade que retira o brilho a tanta "Luz", pois o vinho mantém-se alegre na boca com um final longo e muito saboroso.

Passada ½ hora e o nariz mantém-se fechado, apenas notas vegetais (pepino) e minerais (sílex) se fundem em harmonia. Na boca, o vinho ganha complexidade, a fruta é mais madura (é importante conservá-lo abaixo dos 14º) mas não chega a cansar, pelo contrário.
*

Grande branco, como se esperava... "vindo de quem vem".

17

Próximos textos: Visita à Quinta da Gricha (Churchill's), prova da colheita 2004 da Quinta do Perdigão, Quinta do Alqueve 2 Worlds (T) 2004, Vértice Grande Res. 1992

2 comentários:

João Barbosa disse...

Este desperta muito interesse... muito mesmo. A ver se o encontro.

Anónimo disse...

Esse miracoloso smell a PIPINO era temperado ou por temperar ?