sábado, março 08, 2008


Alvear PX (B) 2004

Nem de propósito: estarmos em Madrid e escrever umas palavras sobre este PX (abreviatura para Pedro Ximénez) que, como tantos outros, conseguiu saiu do esquecimento quando Robert Parker o destacou com mais de noventa pontos faz pouco tempo. Em rigor, a marca Alvear sempre foi relativamente conhecida pelos seus PX, vinhos com sucesso durante grande parte da segunda metade do século vinte, mas esquecidos a partir da década de noventa. Agora, já no século vinte e um, ganharam novo fôlego. São vinhos naturalmente doces, segundo a tradição espanhola de utilizar uvas praticamente em passa depois de colhidas e muito expostas ao sol. Este PX da colheita de 2004 mostra-se um vinho dourado na cor, de boca ampla, vincadamente pastoso. Tem um nariz meloso e na boca mostra sempre um cariz muito doce e, por isso, deve ser servido muito fresco (mesmo abaixo dos 5 graus).
+
Serve muito bem o seu propósito de acompanhar sobremesas (na foto com leite creme) e o seu preço é uma surpresa. Quase sempre em garrafa de meio litro, esteve disponível em Portugal durante alguns meses no clube WinePT, e ví-o ontem na garrafeira Lavinia na Calle Jose Ortega y Gasset a pouco mais de 10 € (também há um reserva mas esse é bem mais caro).
+
16,5
+
+
Próximos vinhos: Talentvs (T) 2004; Versus (T) 2004; Apegadas Quinta Velha (T) 2005; Porta Velha (T) 2005; Vale de Rotais (T) 2004

3 comentários:

Anónimo disse...

Nuno, tive oportunidade de provar na semana passada o Don XP 1982 e é apenas...fenomenal.
Mel, charutos, alfarroba, iodados, café, canela, amêndoa, figos secos, chocolate e um ligeiro vinagre. Na boca, mastiga-se (agarra-se aos dentes)caramelo, sultanas, algum chocolate e muito mel.
De uma amplitude extrema e com um final que nunca mais acaba. E o engraçado é que de enjoativo não tem nada, pois conseguiu-se um óptimo equilíbrio entre a doçura(que é elevada) e a acidez.
GULOSO!!!
Paulo Bento (painel da CAV)

NOG disse...

Meu caro Paulo,

Ora aí está um vinho que gostava de provar. Os PX envelhecem de facto bem e com muita complexidade.

Um grande ab.,

Nuno

Anónimo disse...

Caro Blogger

Somos uma empresa de eventos e concessionários exclusivos do sistema Enomatic.
Na Doc-Dmc queremos convidá-lo para o lançamento de dois vinhos Fosco, no dia 26 de Março.
Para visualizar o convite, visite http://www.doc-dmc.com/eventos_destaque.htm
Obrigado


José Elias