domingo, Dezembro 23, 2012

Prova Especial

Porto vintage no Porto & Douro wine show 2012

O Porto & Douro wine show 2012 teve lugar no início do mês no Convento do Beato como vem sendo habitual. O momento mais alto do programa foi a prova de Portos vintage comentada pelos especialistas Bento Amaral (IVDP) e Fernando Melo (RV e DN). A prova, muito didática diga-se, beneficiou de vários vinhos, quase todos muito jovens, das colheitas de 2003 até 2010.

Na memória, ficaram o Vista Alegre Vintage de 2010, o Kopke Quinta de S. Luiz, também de 2010, e o Quinta de São José - talvez o melhor da prova - da colheita de 2009. Para o ano haverá mais! 

quarta-feira, Dezembro 19, 2012

Prova

Vale da Mata (t) 2009


O reserva da mesma marca é já um grande tinto. Este colheita, mais barato, é talvez ainda melhor opção numa lógica de relação preço-qualidade. Ambos os vinhos são sérios, sisudos e duros até. Plenamente gastronómicos, sem concessões. O reserva tem a madeira (belíssima) por integrar. Este nem sequer padece disso. Seco, mas com muita expressão aromática, é um vinho a ter em conta sempre que nos apetece the real thing.

16

quarta-feira, Dezembro 05, 2012

Do antigamente (ou nem tanto)

Quinta da Gaivosa (t) 1999

Cor muito escura ainda. Apenas ligeira nota de evolução na extemidade do vinho que tocava com a parede lateral do copo. De início o nariz deu fruta negra mais notas de terciários, algum couro, armário antigo. Depois arejou e impôs-se uma fruta encarnada muito bonita. Expulsou, quase por completo, as notas mais terciárias, e quedamo-nos com um tinto límpido de fruta, sedutor, cheio de matizes, e muito longo.

Está em grande, grande mesmo, momento de forma. Precisa de, pelo menos, meia hora de arejamento, de preferência em decante. Seja capaz de encontrar uma garrafa destas, deixe-o respirar, e deleite-se.

17,5