segunda-feira, outubro 03, 2005

Qta do Sanguinhal Syrah / Touriga (T) 2001

Foi um convite simpático e a horas certeiras pois passava já da uma da tarde e eu não tinha almoçado. Estávamos a meio caminho de Lisboa-Leiria em plenas terras de Bombarral, com Óbidos mesmo ao lado. Pouco depois - isto na província é sempre tudo "pouco depois" - chegámos ao restaurante “O Lagar” no lugar do Carvalhal.
Abriu-nos a porta o proprietário e fomos servidos pelo filho. Reinava o ambiente familiar (e sportinguista, o que me agradou) e as entradas começaram a rolar pela mesa. Primeiro os ovos com cogumelos bravos, depois o paio do lombo, para o fim morcela de arroz da região. Nas refeições propriamente ditas, iniciámos com uns jaquinzinhos em arroz de tomate (uma delícia) para depois terminar com uns lombos de porco preto (prato sempre vulgar, mas muito bem preparado).
Para os deleites da bebida, escolhemos um vinho da terra – Região de Óbidos – um interessante “Quinta do Sanguinhal Syrah e Touriga Nacional” de 2001.
Forte e jovem, com grande acidez, muita Touriga e alguma Syrah. Sente-se a madeira francesa com baunilha escondida. O final é curto, mas não impede de ser uma óptima companhia para comidas fartas.
Um vinho que mostra o potencial desta zona que parece ter tudo para renascer... as vinhas e as castas são novas, a Syrah parece dar-se tão bem em Óbidos quanto em Alenquer, e não falta “terroir”...
A menos de € 6 (na recente feira do Corte Inglês)... no restaurante não faço ideia... não fui eu quem pagou a conta.