terça-feira, janeiro 28, 2014

Prova

Quinta dos Avidagos Grande Reserva (t) 2008


Blend de Touriga Nacional e vinha velha. Um vinho grande, como aliás sugere o classificativo 'Grande Reserva', sendo a própria garrafa enorme e pesada. Já leva quase 4 anos em garrafa mas ainda se revela preto na cor, muito jovem. Corpo largo, quase colossal, evolução lenta portanto. Dispõe de fruta preta (obviamente madura), em camadas, num conjunto tudo polido também pelo álcool que é elevado.

Temos, sem dúvida, aqui um vinho que é capaz de despertar paixões, pois é particularmente intenso e isso agradará ao público que procura emoções fortes. Por ser ligeiramente doce não é tão gastronómico quanto poderia ser (mais a mais para 2008), mas a verdade é que é um bom representante dos tintos potentes e modernos do Douro, e que ainda durará, por certo, uns bons anos em garrafa.

terça-feira, janeiro 14, 2014

Prova

Vale da Mata Reserva (t) 2009

Muito interessante este tinto ambicioso de uma região - Serra de Aire - pouco habituada a ambições vinícolas. Um vinho que procura equilíbro entre uma (necessária) visão moderna e uma estrutura clássica. As castas - Aragonez, Syrah e Touriga Nacional - não são típicas da região, mas a região também nunca foi conhecida pelas castas... A estrutura é dura e seca, fresca até e sem excessos (como nós gostamos), mas existe muito sabor pelo meio, madeira a notar-se, e até uma nota achocolatada no nariz.

Um belo tinto, a dar já boa prova mas a poder descansar na garrafeira por mais 3 a 5 anos com a esperança de que as notas a barrica, integrando-se mais no vinho, permitam uma ainda melhor prova no futuro.