terça-feira, março 01, 2011

de França

Gran Vin de Léoville du Marquis de Las Cases (T) 1988

Fabuloso este Saint-Julien! E uma surpresa também, pois provámos o Clos du Marquis (T) 1996 faz pouco tempo e ficou muitos pontos atrás (algo cansado e com pouquíssima fruta). Surpresa também se pensarmos que, apesar de ser de uma casa bordalesa com nome, é um vinho de segunda – ou melhor, de terceira – linha da região. Mas os vinhos (assim como tantas outras coisas) são assim, é preciso prová-los para conhecer realmente a sua estirpe.

Evolução e bouquet perfeitos, fruta encarnada, a revelar-se ainda capaz de se aguentar de forma briosa por mais meia década. Na prova de boca: suavidade, elegância e muita patine. Final de boca saboroso e interminável. "Coisa boa", só pode ser...

Uma das razões que faz de Bordéus ser Bordéus? Vinhos como este, com mais de 20 anos em garrafa, e um preço de saldo para quem os encontrar. Dizem que todos os bons Bordéus são caros. É mentira.

17,5+

5 comentários:

Pumadas disse...

Nuno,

Um dos meus preferidos de Bordéus. Sem ser escandaloso em termos de preço, tem uma consistência incrível. Nem por acaso, bebi uma de 82, em Magnum, no sábado passado. Estava "De Puta Madre".
Muito bem escrito. Venham mais

NOG disse...

João,

Também é dos que mais aprecio na gama de preço em que se insere. O de '82 nunca provei (falha grave), mas pode ser que ainda o venha a provar.

Vou "postar" mais uns "francius" em breve mas não me meto contigo, muito menos nos Borgonha...

Grande ab.,

Nuno

João de Carvalho disse...

Epa mas digam qual é o preço... :)

Rui Pereira disse...

E já agora onde se encontram :(

NOG disse...

Caros João e Rui

Não se compra nas garrafeiras, como sabem. Bem comprado entre os 50 EUR até 100 EUR.

Ab aos 2,

Nuno